top of page

Como realizar o cancelamento do cartão RMC do benefício do INSS?

  • Foto do escritor: Chananeco e Gonçalves Advogados
    Chananeco e Gonçalves Advogados
  • 20 de mai. de 2024
  • 3 min de leitura

Sabe aquele empréstimo consignado que você contratou anos atrás e no qual continua descontando do seu benefício do INSS até hoje?

Pois bem, muito provável que você tenha sido enganado (a) pelo seu banco.

O banco faz essa efetivação, geralmente, quando a pessoa não tem mais margem para contratar um novo consignado.

E, ao invés de ser transparente e dizer a verdade ao cliente, o banco mascara o cartão RMC na forma de empréstimo consignado.

Ou no caso do próprio cliente ter ido atrás de um cartão consignado RMC, o banco deixa de expor como de fato funciona, dando a entender que o desconto em algum momento irá cessar.

Caso você esteja nessa situação, com certeza está sofrendo disso e quer saber como sair dessa.

Portanto, presente conteúdo irá esclarecer tudo sobre o cartão RMC, bem como, e principalmente, dentre outras questões, como cancelar.


O que é e como funciona o cartão RMC?


Cartão de Crédito Consignado RMC (Reserva de Margem Consignado) é uma espécie de cartão de crédito no qual o pagamento da fatura se dá, mediante, desconto em folha de pagamento.

Com isso, diferente do cartão de crédito comum, somente 3 categorias de consumidor podem ter acesso a ele: aposentados, pensionistas e trabalhadores registrados (seja do serviço público, seja do privado).

Para fins didáticos, iremos focar nesse artigo o RMC para os aposentados e pensionistas do INSS.


Quanto é descontado e como identificar?


O termo margem consignado se refere ao percentual que é descontado sobre seu beneficio.

Porém tal desconto possui um limite para que não se comprometa todo o ganho do consumidor.

Nos últimos anos, principalmente com a pandemia do Covid-19, houve diversas mudanças com relação ao limite de desconto do consignado, seja o empréstimo ou o cartão consignado.

Atualmente, a legislação em vigor é a Lei nº 14431/22 no qual estabelece a seguinte regra sobre o desconto, sendo que para aposentados e pensionistas o limite está em 45%, dividido da seguinte forma:


  • 5% reserva para cartão de credito consignado (RMC);

  • 5% reservai para cartão de credito consignado beneficio (RCC);

  • 35% para empréstimo consignado.



Qual a diferença entre RMC e RCC?


Ambas, na verdade, refere-se a modalidade de cartão consignado no qual a sua fatura é paga por meio de desconto em folha de pagamento do benefício.

A diferença esta em sua nomenclatura: RMC significa Reserva de Margem Consignado enquanto que RCC significa Reserva de Cartão Consignado.


Como é realizada a efetivação de um cartão RMC?


O Cartão RMC pode ser devidamente efetivado de duas formas: lícita e ilícita.

Lícita é quando o cliente, de forma voluntária, contrata com o banco um cartão RMC, tendo ciência de que se trata de um cartão de crédito, porém a fatura é paga, de forma parcial, com o desconto em folha de pagamento, sendo que tais informações devem ser informadas pelo banco.

Ilícita é quando o cliente quer contratar um empréstimo consignado, com início e fim, mas, ao invés disso, o banco efetiva um cartão RMC e isso ocorre quando o cliente não possui mais margem para contratar empréstimo consignado, ou seja, a margem de 35% já esta ocupada, porém há espaço para os 5%.


Por qual motivo a dívida do cartão RMC se torna infinita?


Respectiva dívida se torna infinita pelo fato desse desconto de 5% não ser suficiente para pagar a fatura do cartão no qual incide juros compostos altos, fazendo com que dívida jamais diminua e seja paga, mas sim que aumente cada vez mais, tornando-se infinita e impagável.

E quando o cliente toma ciência disso, já se passou anos e ao tentar cancelar, mesmo após os diversos descontos, o banco indica uma valor em aberto a ser pago.


PassoaPasso: Como cancelar o cartão RMC do INSS?


Caso tenha descoberto esse cartão em seus descontos, siga o seguinte passo a passo:

  • Deve-se entrar em contato com o banco emissor para solicitar o cancelamento;

  • Caso o banco insista que não é possível cancelar, ou somente mediante o pagamento integral do valor em aberto, busque orientação de um advogado especialista;

  • Com o advogado, você pode, a qualquer instante, entrar com uma ação de nulidade de cartão de crédito com RMC na justiça, podendo não apenas pedir cancelamento, mas também eventual indenização e até mesmo reembolso se for o caso (quem irá analisar isso com mais detalhes é o advogado que lhe orientar).


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Pensão por morte negada Pelo INSS

A pensão por morte é um benefício previdenciário pago aos dependentes do segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que veio...

 
 
 

Comments


bottom of page